top of page

Veio para a Inglaterra? Comunicou a Receita Federal do Brasil?

Atualizado: 30 de mai. de 2023



Ao sair do Brasil é importante fazer a Comunicação de Saída Definitiva (CSD). Este documento serve para informar o fisco que, a partir de determinada data, a pessoa deixou de ser residente no Brasil. Com o envio da CSD, e posteriormente da Declaração de Saída Definitiva (DSD), não é mais necessário fazer a Declaração de Imposto de Renda anualmente e passa a ter tal obrigação no país onde está residindo.


Embora muitos não saibam, o indivíduo residente no Reino Unido deve prestar contas ao HMRC em relação à renda obtida no Reino Unido e em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mesmo pessoas que não fazem o tax return poderão ter impostos deduzidos na fonte pelo empregador (PAYE - "pay as you earn") e possuem a obrigação de declarar renda obtida no exterior.


Este é um assunto complexo, que pode acarretar penalidades no não cumprimento. Informe-se mais a respeito para garantir que sua situação está regular em ambos países. Fico à disposição para uma consulta detalhada, onde ajudarei com questões pertinentes.


Para mais informações, leia:




176 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page