O “Self Employed”, ou “Sole Trader” na Inglaterra, é o equivalente ao profissional autônomo do Brasil. É uma maneira muito simples de iniciar o próprio negócio, podendo, inclusive, contratar funcionários e abrir conta bancária específica, operando sob um nome fantasia. Muitos abrem o registro de “self-employed” enquanto ainda possuem um emprego.
Na Inglaterra, o ano fiscal vai de 06 de abril até 05 de abril do ano seguinte. Este texto foi publicado em junho de 2017, portanto estamos no ano de 2017/18. No período de determinado ano fiscal, calculamos:
“Sales” (Vendas)
“Business Expenses” (Custos relacionados ao negócio)
"Taxable Income” (Lucro)
Em suma, os impostos devidos sobre o “taxable income” (desde que esse seja o único rendimento da pessoa) são calculados da seguinte forma:
“Income Tax” (Imposto de Renda)
- “Personal Allowance” (isenção) £11,500 – 0%
- Lucro entre £11,500 e £45,000 – 20%
A partir de £45,000, a alíquota sobe consideravelmente para 40%, chegando a 45% a partir de £150,000. No entanto, é recomendável que a pessoa estude a opção de abrir uma empresa limitada antes de atingir tais alíquotas para que possa reduzir impostos devidos.
"National Insurance" (Contribuições da Previdência Social)
NI Class 2
- £2.85 por semana quando há lucro superior a £6,025 no ano
NI Class 4
- Lucro até £8,164 – 0%
- Lucro entre £8,164 até £45,000 – 9%
- Lucro acima de £45,000 – 2%
Os valores acima servem de parâmetro, já que há alguns fatores variáveis tais como a “personal allowance” e benefícios como ‘'marriage allowance”. O imposto é calculado em cima do lucro no período, portanto vale se atentar a despesas que podem ser utilizadas para reduzir tal lucro como despesas do escritório dentro da residência, transporte, seguro, compra de equipamento etc.
Esta calculadora possibilita fazer este cálculo, desde que o “self-employment” seja a única fonte de renda no período: https://www.gov.uk/self-assessment-ready-reckoner
Veja principais perguntas e respostas aqui:
Mais informações na página oficial:
Comments